Sinopse

A trajetória animada do pianista e compositor Benjamin Taubkin em busca da própria Música. As experimentações gráficas acompanham essa caminhada, cada trecho do filme percorre um campo estético com elementos e  ferramentas que vão se revisitando e construindo outros significados quando misturados entre sí. Como acontece na sua música. Uma interpretação gráfica dessa energia indizível e verdadeira que é sentida ao tocar um instrumento e como esta se traduz em sua jornada como compositor e pianista até os dias de hoje. 
Synopsis

The animated journey of pianist and composer Benjamin Taubkin in search of Music itself. Graphic experiments accompany his walk, each part of the film traverses an aesthetic field with elements and tools that are revisited and build other meanings when mixed with each other. As in his music. A graphic interpretation of that unspeakable and true energy that is felt when playing an instrument and how it translates into his journey as a composer and pianist until today.

Prêmio de Melhor Curta Metragem Brasil – Múmia, 2022
Finalista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, 2023
Direção, Animação e Arte – Gabriel Bitar
Trilha Sonora – Benjamin Taubkin
Produção – Nana Lahoz e Renata Roberta
Montagem e Sonorização – Tom Laterza

PROcessos
A trajetória de Benjamin Taubkin é repleta de experimentações, tanto no uso de processos criativos como na linguagem. Em uma das tantas conversas que tivemos para o desenvolvimento deste projeto, Benjamin comenta que em seu processo criativo, algumas fontes de inspiração e admiração, são, não apenas referências muito fortes, mas ferramentas que ele utiliza em suas expressões musicais.
Esse conceito foi o ponto de partida para trabalhar a arte e as experiências visuais realizadas para o filme. Assim como as músicas cheias de influências,  trocas e colaborações sendo construídas ao longo da trajetória do Benjamin, o visual pretende acompanhar essa evolução em que os elementos e as ferramentas vão se revisitando e construindo outros significados quando misturados entre sí.
Com isso, tivemos a criação de técnicas inovadoras que vão de processos totalmente manuais com o uso de materiais orgânicos, até ambientes totalmente virtuais, mesclando assim, tinta e computação gráfica, terra e realidade virtual. Misturando e criando novos universos.


*Tecnica mista. Algumas delas são: desenho e modelagem 3D feita com gestos em VR; animação com terra; animação com plastilina e volumetria 3D depois trabalhada no Blender; renderização e modelagem 3D de imagens de satélite; pintura com volumetria trabalhada em composição 3D.
Back to Top